Eliane Lage, a Greta Garbo Brasileira, completa 95 anos de idade

Biografias Cinema Brasileiro Por onde anda?
Apesar da curta carreira cinematográfica, Eliane Lage foi uma das maiores estrelas da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o lendário complexo de estúdios cinematográficos que tentou reproduzir no Brasil o modelo de produção Hollywoodiano.
Protagonista de cinco clássicos do estúdio, Eliane Lage tornou-se um ícone do cinema brasileiro.
Filha de pai brasileiro e mãe britânica, Eliane Margaret Elizabeth Lage nasceu em paris, em 16 de julho de 1928, mas veio para o Brasil com apenas seis meses de idade. Ainda muito jovem, começou a fazer trabalhos sociais na Favela Dona Marta. Posteriormente, foi estudar na Inglaterra, e de lá foi para à Grécia, onde foi voluntária em um campo de concentração de crianças gregas durante a guerra civil que assolou o país.
De volta ao Brasil, foi descoberta pelo cineasta inglês Tom Payne, que havia sido contratado pela Vera Cruz. Ele a convidou para um teste, e a atriz foi escolhida como protagonista de Caiçara (1950), um dos mais importantes filmes da história do cinema brasileiro.
Abílio Pereira de Almeida, Nair Lopes, Dulce Damasceno de Britto, Tom Payne e Eliane Lage
Em 1951 ela se casou com Payne, seu mentor cinematográfico. Eles viveram juntos por quinze anos, e tiveram três filhos. Seus filmes seguintes foram todos dirigidos (ou co-dirigidos) por Tom Payne.
Eliane estrelou Ângela (1951), e fez uma participação em Terra é Sempre Terra (1952). Também protagonizou Sinhá Moça (1953) fez um enorme sucesso internacional, e deu a Ruth de Souza uma indicação como Melhor Atriz no Festival de Veneza. O filme também foi aclamado no Festival de Berlim.
Em 1957, ainda dirigida pelo marido, ela estrelou o programa de televisão A Vida Com Eliane (1957), na TV Tupi. Era inspirado no sitcom norte-americano I Love Lucy, mas o programa durou somente seis semanas, e decepcionada com a televisão, ela nunca mais quis atuar no veículo.
Na série, ela contracenava com o ator José Mercaldi, que interpretava seu marido.
Em 1959 ela estrelou Ravina (1959), dirigido pelo crítico de cinema Rubem Biáfora. Depois, ela e Tom Payne abandonaram o cinema.
Eles passaram a residir no Guarujá, onde montaram um antiquário. Payne e Eliane se divorciaram em 1965. Sem nunca mais aceitar convites para atuar, ela ainda morou em Petrópolis, antes de se refugiar em Pirenópolis, em Goiás, onde vive atualmente.
Em 2005 a atriz lançou sua biografia, Ilhas, Veredas e Buritis.
Martha Rocha entregando o prêmio Saci para Eliane Lage, em 1954
 Fernanda Montenegro, Tônia Carrero e Eliana Lage
 Eliane Lage atualmente
Veja Também: Homenagem a Ruth de Souza


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram



3 thoughts on “Eliane Lage, a Greta Garbo Brasileira, completa 95 anos de idade

  1. Boa tarde,qual a possibilidade da minha tia Sebastiana falar com Dona Eliane Laje ela foi babá das filhas e é comadre dela . Fone 11 994427245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *