Cantor e ator, Ricky Nelson foi o adolescente favorito da América

Biografias

Como cantor, Ricky Nelson emplacou 53 canções no Top 100 da Billboard, entre 1957 e 1973, e vendeu em 1963 já havia vendido mais de 35 milhões de cópias, superando números de artistas como Frank Sinatra e Madonna.

No cinema não fez tanto sucesso como cantor, mas também atuou em filmes hoje considerados clássicos.

Eric Hilliard Nelson nasceu em Nova Jérsey, em 08 de maio de 1940. Ricky era o segundo filho de uma família de artistas, formada pelo líder de orquestra Ozzie Nelson e pela atriz Harriet Hillard, que além de atuar no cinema, também cantava na orquestra do marido.

Ricky estreou na carreira artística aos 8 anos de idade, ao lado dos pais e do irmão, David Nelson, no programa radiofônico The Adventures of Ozzie and Harriet.

Ozzie, Harriett, David e Ricky Nelson, no rádio

O programa era muito popular, e os produtores viam nele potencial para virar uma série de televisão, nos moldes de Papai Sabe Tudo, e resolveram fazer um filme baseado na série do rádio, como teste.

Em 1952 chegava às telas de cinema o filme A Família do Barulho (Here Come the Nelsons, 1952).

O filme agradou ao público, e ainda em 1952 a série The Adventures of Ozzie and Harriet estreou na TV. O programa fez tanto sucesso, que ficou no ar por 14 anos, sendo encerrado em 1966.

Sem sua família, Ricky Nelson retornou ao cinema A História de Três Amores (The Story of Three Loves, 1953).

Ricky Nelson e Leslie Caron em A História de Três Amores

A medida que Ricky ia crescendo, ele se tornava um belo rapaz, e cada vez mais passava a chamar a atenção, conquistando uma legião de fãs. Adolescente, ele se tornou um astro teen, e fazia mais sucesso que seus pais famosos, e com o tempo o programa passou a destacar cada vez mais o seu personagem.

Ricky Nelson e Tuesday Weld em The Adventures of Ozzie e Harriett
Com 16 anos de idade Ricky havia se tornado o adolescente favorito da América, e aos 17 iniciou uma nova carreira, a de cantor de rock’ and roll. Uma vocação que surgiu por acaso.
EM 1957 Ricky Nelson estava com uma namorada, quando no rádio tocou uma música cantada por Elvis Presley. A garota de Nelson era tiete do cantor, o que deixou Nelson enciumado. O rapaz então disse que gravaria um disco, e também tocaria na rádio, fazendo sua namorada rir.
Ricky Nelson então procurou o seu pai, que estava na indústria fonográfica há décadas. Ele disse que queria gravar um disco para jogar na cara de sua namorada. Ozzie então conseguiu uma gravadora, e Ricky regravou a canção I’m Walkin’, de Fats Domino.

Ricky apareceu cantando a música pela primeira vez no programa de TV estrelado pela família, e uma semana após o episódio ir ao ar o disco vendeu 1 milhão de cópias, chegando em quarto lugar nas paradas de sucesso.
Ainda em 1957 ele assinou com uma gravadora maior, e lançou seu novo álbum, contendo a música Be Bop Baby, que chegou no terceiro lugar das paradas musicais. No ano seguinte, a canção Poor Litlle Fool conquistaria o primeiro lugar entre as músicas mais vendidas.  
Em 1959 Ricky Nelson foi convidado para atuar em seu papel mais famoso no cinema, em Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959), onde contracenou com os astros John Wayne e Dean Martin. Por este trabalho, o jovem ator foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator revelação.
Ricky Nelson e John Wayne em Onde Começa o Inferno

Ao lado de Jack Lemmon, Ricky estrelou a comédia O Pior Calhambeque do Mundo (The Wackiest Ship in the Army, 1960). Ao mesmo tempo, dedicava-se as gravações do programa de televisão e a sua bem sucedida carreira de cantor.
Jack Lemmon e Ricky Nelson em O Pior Calhambeque do Mundo
Em 1961 ele começou a namorar a adolescente Kristin Harmon, que também vinha de uma família de artistas (ela era filha da atriz Elyse Knox e do ator Tom Harmon, e irmã dos também atores Kelly e Mark Harmon).
Em 1963, Kristin, de 17 anos engravidou, e ela e Nelson se casaram. Seis meses após as núpcias, nasceu a primeira filha do casal, Tracy Nelson, que também se tornaria atriz.
Kristin, apesar da família artística, nunca havia atuado, mas ingressou no elenco de The Adventures of Ozzie and Harriet, em 1963, interpretado Kristin Nelson, a esposa de Ricky.
Juntos, o casal também estrelaria a comédia romântica Amor e Beijos (Love & Kisses, 1965).
Kristin Nelson (Harmon) e Ricky Nelson, no cartaz de Amor e Beijos

Em 1966 o programa The Adventures of Ozziand Harriett chegou ao fim, e Ricky passou a dedica-se mais a sua carreira de cantor, embora eventualmente tenha atuado em algumas séries de televisão e telefilmes.
Ricky Nelson na década de 1970
Ricky Nelson em O Barco do Amor

Em 1981 Ricky emplacou sua última música nas paradas de sucesso, tornando-se um dos poucos cantores a alcançar este posto em quatro décadas diferentes. 
Ele e Kristin se divorciaram em 1982, após muitas brigas e reconciliações. Muitas delas expostas publicamente. Ricky alegou que estava falido, devido os custos do divórcio, e a pensão alimentícia que tinha que pagar para os quatro filhos do casal.
Mas mesmo alegando problemas financeiros, ele comprou um velho avião bi-motor da Segunda Guerra Mundial, que havia sido do cantor Jerry Lee Lewis. Certa vez, Nelson e Lewis fizeram um show juntos, e Ricky Nelson ofereceu ao amigo uma carona em seu antigo avião. Lewis respondeu “eu sou muito louco, mas não ao ponto de entrar naquela coisa”.
Em 31 de dezembro de 1985 Ricky Nelson e sua banda fizeram um show em Guntersville, Alabama. Eles iriam fazer outras apresentações, e embarcaram no avião. Curiosamente, a última canção executada por Rick Nelson foi Rave On, de Buddy Holly.
O avião pegou fogo pouco tempo depois da decolagem. A nave conseguiu fazer um pouso forçado, mas Ricky e seus músicos morreram queimados. O piloto e o co-piloto sobreviveram, porque trancaram a porta da cabine, evitando que o fogo os atingisse.
Surgiram boatos de que o avião pegou fogo devido porque os passageiros estavam consumindo drogas, e teria iniciado um incêndio acidental, mas uma pericia provou que o fogo foi provocado por problemas na velha aeronave.
Ricky Nelson morreu com apenas 45 anos de idade.
Ricky Nelson em frente ao seu avião
Veja também: Tributo a Gary Cooper

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com

0 thoughts on “Cantor e ator, Ricky Nelson foi o adolescente favorito da América

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *