Na década de 1980 Roberto Bataglin era um dos maiores galãs das novelas da Rede Globo, e além de ter sido o príncipe de muitas debutantes, era um dos campeões de recebimentos de cartas de fãs.
Roberto Bataglin nasceu no Rio de Janeiro, em 04 de novembro de 1962, e era filho do ator gaúcho Roberto Bataglin (1924-1994). Por usar o mesmo nome do pai, muitas vezes a filmografia de ambos se confundem.
Vindo do teatro, Roberto Bataglin, o filho, despontou no começo da década de 1980, atuando também na publicidade, e em 1983 estreou no cinema, atuando no filme Aguenta Coração (1983). No ano seguinte, atuou também em Nunca Fomos Tão Felizes (1984).
A beleza e talento do jovem rapaz chamou a atenção da Rede Globo, que o testou na televisão no Caso Especial O Homem Que Veio de Minas (1983), ao lado de Marília Pêra.
Bataglin ainda atuaria nos filmes Garota Dourada (1984) e Espelho da Carne (1985), mas o sucesso na televisão fez com que ele não pudesse aceitar mais convites cinematográficos.
Em 1984 ele trabalhou na novela Partido Alto, onde interpretava um rapaz que se relacionava com uma mulher mais velha (vivida pela atriz Norma Benguell). O assunto ainda era um grande tabu na época, e acabou gerando muita publicidade em torno do nome do jovem ator.
Ele interpretaria um papel semelhante, anos depois, na novela Sassaricando (1987), desta vez fazendo par romântico com Eva Wilma, que interpretava a mãe de seu melhor amigo (vivido por Marcos Frota).
Parabéns pela matéria