Na década de 1990 a atriz Fernanda Rodrigues era uma das mais populares atrizes mirins brasileiras. Atualmente trabalhando também como apresentadora, conserva uma eterna carinha de menina, e tem feito muitos trabalhos dedicados ao público infantil.
Fernanda Erlanger Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de outubro de 1979. Aos três anos de idade ela começou a trabalhar como modelo mirim, e participou inclusive do videoclipe O Lindo Lago do Amor, de Gonzaguinha.
Ela ganhou destaque nacional ao imitar a “Xuxa Mirim” nos comerciais de uma rede de supermercados.
Aos 11 anos de idade a menina estreou na televisão, atuando na novela Vamp (1991). Ela era a filha superdotada de Reginaldo Faria. No mesmo ano, estreou no teatro, como a protagonista de Pollyanna, que lhe valeu um prêmio de atriz revelação de Teatro Infantil.
Em seguida, atuou em Deus Nos Acuda (1992), e no ano seguinte interpretou a rebelde Beatriz Toledo Novaes (a Bia), em A Viagem (1994), um grande sucesso de audiência.
A personagem marcante rendeu a Fernanda o Prêmio Contigo de Atriz Revelação.
Nos anos seguintes, fez parte do elenco de Zazá (1997), Corpo Dourado (1998), Vila Madalena (1999), Aquarela do Brasil (2000) e Estrela-Guia (2001).
Em 1998 Fernanda Rodrigues estreou no cinema, atuando no filme Simão o Fantasma Trapalhão (1998), que era estrelado por Renato Aragão. A atriz já havia trabalhado com o humorista em alguns quadros do programa Os Trapalhões.
Fernanda ainda atuaria nos filmes A Partilha (2001), Noite de São João (2003) e De Morango (2003).
Na TV, atou em Sabor da Paixão (2002), A Lua Me Disse (2005), Bang Bang (2006), e interpretou a manicure Gisele (Gigele) na novela O Profeta (2006), o primeiro personagem cômico de sua carreira.
Outro marco em sua carreira foi a novela Negócio da China (2008), onde interpretou sua primeira vilã.
A maternidade rendeu a Fernanda Rodrigues um novo desafio, agora como apresentadora do programa Fazendo a Festa, do canal GNT. Nele, a atriz e um time de profissionais organizam uma festa de aniversário infantil, cujo tema é sugerido pelo aniversariante. O programa estreou em 2015, e ainda é produzido.
Em 2014 ela retornou ao cinema na comédia Vestido Para Casar (2014), e fez muito sucesso ao participar de um quadro do Porta dos Fundos, produzido para a internet.
A atriz voltou a atuar em novelas em 2017, quando interpretou outra vilã em O Outro Lado do Paraíso.
No cinema ainda atuou em O Amante de Júlia (2020) e está no elenco de Nosso Lar 2: Os Mensageiros, que deve estrear em 2023.
Fernanda Rodrigues também é mãe de Bento, nascido em 2016. Atualmente, a atriz também mantém um blog sobre maternidade, chamado Cheguei ao Mundo, onde conta suas experiências como mãe.
A filha de Fernanda é igual a ela. Uma graça.