Relembrando o ator Lorne Greene, o eterno Ben Cartwright de Bonanza

Biografias

No papel de Ben Cartwright na série Bonanza (Idem, 1959-1973), o ator Lorne Greene tornou-se um dos patriarcas mais famosos da televisão. Muito bem-sucedida, Bonanza conquistou uma legião de fãs, e ainda é admirada nas constantes reprises na TV.

O ator que interpretou a personificação do cowboy norte-americano na verdade era canadense. Lyon Himan Green nasceu em Ottawa, Canadá, em 12 de fevereiro de 1915.

Dono de uma voz marcante, ele começou a trabalhar na rádio da universidade em que estuava. Greene fazia curso de engenharia química, mas a radiodifusão se tornou tão importante na sua vida que ele abandonou a faculdade para aceitar um emprego na Canadian Broadcasting Corporation (CBC).

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu na Força Área Real Canadense, e tornou-se uma das vozes mais temidas do país, pois era ele quem, na CBC, lia o nome dos soldados mortos em combate.

Greene fez uma pequena fortuna no seu tempo de radialista quando inventou e patenteou um relógio cronometro que fazia uma contagem regressiva, permitindo que o locutor soubesse qual o tempo exato que faltava para o seu programa terminar.

Com o dinheiro que ganhou com a invenção, fundou uma escola de treinamento para locutores, que não foi bem-sucedida, mas formou muitos nomes que mais tarde fariam sucesso, inclusive o futuro ator Leslie Nielsen.

Em 1952 ele fechou a escola, e se mudou para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar como ator, atuando em produções da Broadway. E ainda no começo da década de 1950 conseguiu seus primeiros trabalhos na televisão.

Lorne Greene interpretando Otelo na televisão (1953), na foto também Christopher Plummer e Patrick Macnee

Lorne Greene já havia trabalhado com cinema, mas apenas como narrador (na maioria das vezes em filmes de propaganda de guerra), e estreou como ator interpretando São Pedro em O Cálice Sagrado (The Silver Chalice, 1954), uma superprodução que fracassou nas bilheterias, e marcou a estreia de Paul Newman no cinema.

Paul Newman e Lorne Greene em O Cálice Sagrado

Na década de 1950 ele atuou em diversos filmes fazendo papéis coadjuvantes. Podemos ver o ator nos filmes Ratos Humanos (Tight Spot, 1955), Folhas Mortas (Autumn Leaves, 1956), Desforra Fatal (The Hard Man, 1957), Dádiva de Amor (The Gift of Love, 1958), Cavalgada para O Inferno (The Last of the Fast Guns, 1958), Lafite, o Corsário (The Buccaneer, 1958), Armadilha Sangrenta (The Trap, 1959) e O Mensageiro da Morte (The Hangman, 1959).

Mas talvez seu papel mais famoso nesta época seja o do promotor em A Caldeira do Diabo (Peyton Place, 1957).

Lorne Greene e Joan Crawford em Folhas Mortas
Hope Lange e Lorne Greene em A Caldeira do Diabo


Greene também atuou em diversos episódios de séries de televisão, e teve seu primeiro personagem fixo na série Sailor of Fortune (1955-1958). Mas seria sua série seguinte, Bonanza (Idem, 1959-1973), que faria dele famoso junto ao público.

Bonzana foi a primeira série de televisão americana produzida em cores, e ficou 14 anos no ar, sempre fazendo um enorme sucesso. Greene interpretava Ben Cartwright, um fazendeiro que criava seus filhos no rancho Ponderosa.

Com os cabelos precocemente grisalhos, o ator só tinha 43 anos de idade quando começou a trabalhar na série, mas seu personagem aparentava ser mais velho, e se tornou um dos mais famosos patriarcas da história da televisão.

Pernel Roberts, Lorne Greene, Michael Landon e Dan Blocker em Bonanza

A série fez tanto sucesso que Lorne Greene, interpretando Ben Cartwright, apareceu na comédia Mocinho Encrenqueiro (The Errand Boy, 1961), estrelada por Jerry Lewis. Este foi o único filme que Greene atuou nos anos em que esteve no elenco de Bonanza, devido a agenda apertada das gravações do programa.

Jerry Lewis e Lorne Greene em Mocinho Encrenqueiro

Durante os anos em que estrelou Bonanza, Lorne Greene também gravou diversos discos de música country, que fizeram bastante sucesso na época. O ator basicamente declamava a letra, pouco cantando na verdade.

Bonanza chegou ao Brasil em 1963, exibida pela TV Tupi, e também fez um enorme sucesso no país. A série tem um destaque importante na história da televisão brasileira por ter sido o primeiro programa exibido em cores por aqui, ainda de modo experimental, ainda em 1963.

Na época, além de Bonanza a TV Tupi também exibiu alguns desenhos em cores, como Pica Pau e Andy Panda. Mas a televisão colorida só se tornaria uma realidade no país anos depois, em 1972.

Anúncio da TV Tupi apresentando a televisão em cores

Com o cancelamento de Bonanza, Lorne Greene retornou ao cinema no filme japonês A Submersão do Japão (Nippon Chinbotsu, 1973), e ao lado de Ben Murphy, começou a estrelar outra série de TV, Griff (1973-1974), um programa policial que durou apenas uma temporada.

O ator também esteve no elenco do filme catástrofe Terremoto (Earthquake, 1974), além de atuar em alguns telefilmes. Na televisão, também esteve na famosa série Raízes (roots, 1977).

Ava Gardner e Lorne Greene em Terremoto
Lorne Greene em Raízes
Foi na TV também que ele trabalhou em outro sucesso de sua carreira, a série Galactica: Astronave de Combate (Battlestar Galactica, 1978-1979). Ele também esteve no filme de mesmo nome, que deu origem ao programa, e na série Galactica 1980 (Idem, 1980).
Lorne Greene em Galactica: Astronave de Combate 
Na TV ainda atuou na série Code Red (1981-1982), que também teve curta duração, e reencontrou Pernel Roberts, um de seus filhos em Bonanza na série Vega$, em 1980. Ele também reencontraria outro de seus filhos do programa clássico, Michael London, na série O Homem Que Veio do Céu (Highway to Heaven), em 1985.
Pernel Robert e Lorne Greene em Vega$
Michael Landon e Lorne Greene em O Homem Que Veio do Céu


Por muitos anos o ator também apresentou o desfile de Ação de Graças da Loja Macy’s, ao lado da atriz Betty White. Ele também trabalhou como locutor de diversos comerciais publicitários ao longo da vida.
Betty White e Lorne Greene
Lorne Greene ainda atuou no filme Vasectomia: Um Assunto Delicado (Vasectomy: A Delicate Matter, 1986) e no telefilme Álamo – 13 Dias de Glória (The Alamo: Thirteen Days to Glory, 1987), seu último trabalho como ator.
Lorne Greene em Álamo – 13 Dias de Glória
Greene foi casado duas vezes, primeiro com Rita Hands (entre 1940-1960) e com a atriz Nancy Deale (entre 1961 e 1987, ano em quem o ator faleceu). E é pai de três filhos.
Sua filha Gillian Dania Greene é casada com o diretor de cinema Sam Raimi.
Pernel Robert e Nancy Deale em Bonanza
Lorne Greene passou os últimos anos de sua vida em um rancho em Mesa, Arizona. Construído por ele, a propriedade era uma réplica do rancho Ponderosa, a fazenda sede de Bonanza
O ator morreu em 11 de setembro de 1987, de complicações de uma pneumonia, após uma cirurgia de úlcera, aos 72 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *