A breve e talentosa Aaliyah, uma estrela interrompida cedo demais

Biografias

Talentosa, bonita e modesta, a cantora e atriz Aaliyah conquistou muitas coisas em sua breve carreira, interrompida abruptamente com a morte da artista, com apenas 22 anos de idade.

Aaliyah Dana Haughton nasceu em Nova York, em 16 de janeiro de 1979, e era sobrinha do gerente musical Barry Hankerson, e irmã do diretor de cinema Rashad Haughton.

Aaliyah foi criada em Detroit, e começou a cantar ainda criança, e em 1983 apareceu pela primeira vez na televisão no programa Star Search (1989).

Aos 11 anos de idade ela foi contratada para acompanhar a cantora Gladys Knight em Las Vegas. Mas pouco tempo depois, seus pais acharam que ela deveria se dedicar aos seus estudos, e ela viveu longe da vida de celebridade por um tempo, vivendo como uma adolescente normal.

Ela se formou na Escola de Artes Cênicas de Detroit, onde se formou em dança. E foi nesta época que ela conheceu o cantor e compositor R. Kelly, que a ajudou no seu álbum de estreia, que emplacou diversos sucessos, como Back and Forth.

O álbum, chamado Age Ain’t Nothing But a Number (Idade Não é Nada Além de um Número), que era uma referência ao breve casamento de Aaliyah com R. Kelly. Na época, ela tinha 15 anos, e ele tinha 20.

Aaliyah e R. Kelly

Aaliyah logo tornou-se uma estrela do R&B, e seu disco One in a Million fez um enorme sucesso. O single Journey to the Past fez parte da trilha sonora da animação Anastasia (Idem, 1997) e Are You That Somebody? entrou na trilha de Dr. Dolittle (Doctor Dolitte, 1998).

O enorme sucesso da cantora fez com que o produtor Joel Silver a convidasse para atuar no filme Romeu Tem Que Morrer (Romeo Must Die, 2000), fazendo par romântico com Jet Li.

Jet Li e Aaliyah em Romeu Tem Que Morrer

O filme fez um enorme sucesso, e valeu a cantora novos convites para o cinema. Ela foi convidada para atuar na saga Matrix, mas devido a sua morte repentina, acabou sendo substituída por Nona Gaye (filha do cantor Marvin Gaye).

Com sua agenda lotada, ela gravou um terceiro disco, chamado Aaliyah. A música Try Again estourou, estreando em segundo luar nas paradas da Billboard. O álbum foi indicado ao Grammy, e venceu vários MTV Vídeo Awards.

Aaliyah ainda estrelou o filme A Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002), uma espécie de continuação de Entrevista Com Vampiro, e também baseado na obra da autora Anne Rice.

Em agosto de 2001 ela viajou para as Bahamas para gravar o clipe de Rock the Boat. Após as filmagens terminadas, em 25 de agosto de 2001, Aaliyah e outras 11 pessoas de sua equipe embarcaram em um avião particular, para retornar aos Estados Unidos.

A aeronave caiu poucos minutos após a decolagem, matando Aaliyah e muitos dos passageiros instantaneamente. A cantora e atriz tinha apenas 22 anos, e estava no auge do sucesso. Quatro passageiros sobreviveram ao desastre.

A Rainha dos Condenados foi lançado após a sua morte, e valeu a atriz uma indicação ao MTV Movie Awards de melhor vilã.

 
Veja também: Quentin Tarantino Já Foi Figurante

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai
 
Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com

2 thoughts on “A breve e talentosa Aaliyah, uma estrela interrompida cedo demais

  1. o que se sabe é que Aaliyah partiu cedo demais, em um relacionamento com com R .Kelly possível estupro da Liyah ainda menor de idade ,menina deve ter sido seduzida pelo preço da fama….
    O que fica é a saudade e projeção do que ela poderia ter se tornado como cantora e atriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *