O lendário ator Kirk Douglas, um dos maiores astros de Hollywood é pai do também ator Michael Douglas, que trilhou o sucesso do pai. Mas a família Douglas tem mais um membro artista, o ator Eric Douglas, que não teve uma carreira tão bem sucedida, e faleceu com apenas 46 anos de idade.
Eric Anthony Douglas nasceu em Los Angeles, em 21 de junho de 1958. Ele era o filho mais novo de Kirk Douglas, furto de sua união com a produtora Anne Buydens, segunda esposa do ator. Além de ser meio irmão de Michael Douglas, ele tinha outro irmão, Peter.
Eric estreou no cinema aos 13 anos de idade, quando atuou em Duelo de Bravos (A Gunfight, 1971), filme estrelado por seu pai, e produzido por sua mãe. Em Duelo de Bravos Kirk enfrenta um personagem vivido pelo cantor Johnny Cash, em um raro trabalho como ator no cinema.
Eric voltou ao cinema em The Spy Who Did it Better (1979) e voltou a contracenar com o pai em Lembranças de Um Amor (Remembrance of Love, 1982), que ainda tinha no elenco a veterana atriz Chana Eden. Pai e filho trabalhariam juntos novamente em um episódio da série Contos da Cripta (Tales From the Crypt), em 1991.
Eric ainda atuou em filmes como Jogo da Vida (The Flamingo Kid, 1984), Levada da Breca (Tomboy, 1985), O Rapto do Menino Dourado (The Golden Child, 1986), Student Confidential (1987) e Comando Delta 3: O Jogo da Morte (Delta Force 3: The Killing Game, 1991).