Morreu a atriz e dubladora Nair Silva. Ela estava internada desde novembro, e morreu em consequências do Coranavírus (Covid-19).
Nascida em 1939, na cidade de Bebedouro (interior de São Paulo), Nair Silva, ainda criança, começou a cantar como caloura em programas de rádio e televisão. Em 1956 venceu o concurso Comissária de Bordo, no programa Galera do Nelson, e começou a sua carreira profissional. Com ela, também venceram as cantoras Marly Costa Neto e Carmen Silva.
Nair Silva, em 1953
Nair foi então contratada pela Rádio Nacional de São Paulo, e em 1958 migrou para a Rádio Tupi, passando a ser também atração da televisão vinculada a emissora. Foi a atriz Márcia Real que a convenceu a começar a trabalhar como atriz, e foi Laura Cardoso quem lhe deu aulas de interpretação para o rádio teatro.
Na TV Tupi, além de cantar, também tornou-se atriz, atuando em novelas como Profundo como o Mar (1960), de Vida Alves, e muitos programas como TV de Vanguarda e Grande Teatro Tupi. Mas foi como humorista que conquistou o público. Após participar de muitos programas de humor, foi para Recife, como estrela da recém inaugurada Rádio e TV Jornal do Comércio, onde ficou até 1967.
Depois, retornou a São Paulo, para inaugurar a TV Bandeirantes, em 1967.
Nair Silva, vestida de empregada, na TV Tupi
Foi também na década de 1960 que começou a dublar, mas ainda trabalharia em frente as câmeras na série O Tronco do Ipê (1982), na TV Cultura, onde também era uma resquisitada dubladora, tendo dublado a animação Os Animais do Bosques dos Vinténs, fazendo a voz da Sra. Lagartixa.
Sua primeira dublagem foi para o filme Cleópatra, de 1963, estrelado por Elizabeth Taylor. Nair empresou a voz para a criada que leva a serpente para a rainha do Egito. Quarenta anos mais tarde, quando o filme foi lançado em DVD, Nair voltou a dublar o filme, desta vez dando a voz para a própria Cleópatra.
No cinema, atuou Regina e o Dragão de Ouro (1973), dublando o Texugo Kossul. Mas apareceu em Os Insaciados (1981) e Mulheres… Mulheres (1981).
Na dublagem, Nair Silva emprestou sua voz para Whoppi Goldberg (em São Paulo, no Rio de Janeiro a dubladora é Selma Lopes), Diana Ross, Kathy Bates, Meryl Streep (em A Escolha de Sofia), Glenn Close, Sigourney Weaver, Susan Sarandon e Bette Midler. Também dublou desenhos como O Fantástico Mundo de Bobby, Pica Pau (a voz da Lasquita), Os Anjinhos, Miss Piggy (em os Muppets), mas é mais lembrada como a voz da Rainha Ahames em Changeman.
Veja Também: Shazan, Xerife & Cia
Leia também: Neil Hamilton, além do Comissário Gordon
Leia também: Versão Brasileira, Herbert Richers
Leia também: Selma Lopes, a rainha da dublagem brasileira
Leia também: Isaac Bardavid, o ator da voz inesquecível
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube