Batman, um dos heróis mais populares das histórias em quadrinhos surgiu nas páginas da revista Detective Comics #27, em maio de 1939. Já o Coringa (Joker), seu arqui-inimigo, é um pouco mais novo, tendo surgido na primeira edição de Batman, em abril de 1940.
Criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, o personagem deveria morrer em sua primeira aparição, mas a editora (futura DC Comics) achou que o personagem poderia render mais, e claro, estavam certos.
Mas você sabia que o Coringa teve os traços inspirados em um antigo filme mudo?
A imagem de um dos maiores vilões dos quadrinhos foi inspirado no personagem Gwynplaine, interpretado pelo ator Conrad Veidt, no filme O Homem Que Ri (The Man Who Laughs, 1928). O personagem, por sua vez, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Victor Hugo (o mesmo de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre Dame).
Gwynplaine, é filho de um nobre Inglês que teria traído o Rei James II da Inglaterra. As sentenças do monarca foram a execução do pai de Gwynplaine na Dama de ferro e a solicitação a um cirurgião, Dr. Hardquannone, que desfigurasse o rosto do menino, condenado a “rir” para sempre.
Conrard Veidt em O Homem que Ri
Primeira aparição do Coringa (Joker), nos quadrinhos
Assista a um trecho de O Homem Que Ri (1928)
O próprio visual do personagem Batman também foi inspirado em um filme mudo, O Morcego (The Bat, 1926), estrelado por Charles Herzinger.
O livro de Victor Hugo, publicado em 1869, teve inúmeras adaptações para o cinema, sendo a primeira de 1909. Mas as mais famosas são as versões de 1921, feita na Alemanha, com Franz Höbling, a versão de 1928, com Veidt, a de 1966, com Jean Sorel (rebatizado de Angelo no filme), a de 1971 (feita para a televisão) e estrelada por Philippe Bouchet e a de 2012, com Marc-André Grondin como Gwynplaine, e Gerard Depardieu como seu amigo e protetor.
Em 1921 o ator John Barrymore também interpretou o personagem, mas nos palcos teatrais.
1) Marc-André Grondin, 2) Franz Höbling, 3) John Barrymore,
4) Philippe Bouchet, 5) Conrard Veidt
Cartaz da versão de 1966, com Jean Sorrel
No cinema, o Coringa já foi vivido por Cesar Romero, Jack Nicholson, Heather Ledger, Jared Leto e Joaquin Phoenix.
Qual o seu Coringa favorito?
Leia também: Yvonne Craig, a eterna Batgirl
Leia também: Por onde anda? Burt Ward, o inesquecível Robin
Leia também: Julie Newmar, a eterna Mulher-Gato
Leia também: Neil Hamilton, além do Comissário Gordon
Leia também: O filme que inspirou o meme do demônio
Leia também: Vikki Dougan, a mulher que inspirou Jessica Rabbit
6 thoughts on “O filme que inspirou o Coringa”