Relembrando o comediante Rogério Cardoso

Biografias Cinema Brasileiro
Nascido em Mococa, interior de São Paulo, em 07 de março de 1937, Rogério Cardoso estreou no rádio aos 15 anos de idade, em 1952, como contra-regra. Mas logo passou a atuar em frente ao microfone, onde foi locutor, animador, rádio ator e até cantor de tangos.
Aos 18 anos ele mudou-se para Ribeirão Preto, para cursar odontologia, mas abandonou o curso no segundo ano, para ingressar na rádio local. Em 1958 Rogério Cardoso também ingressou no teatro, e chegou a atuar em mais de 40 peças ao longo da carreira.
Em 1959 tentou a carreira em São Paulo, porém, sem sucesso, retornou a Ribeirão Preto, onde prestou concurso para o Ministério da Educação e passou a dar aulas de português. E para complementar a renda, passou a vender chocolates.
Ao mesmo tempo, continuava trabalhando no rádio, geralmente interpretando papéis de idosos ou padres. Rogerio trabalhava no programa de terror Fronteira do Desconhecido, e certa vez um grupo de fãs foi até a rádio conhecer o elenco. Para surpresa do grupo, Rogério era muito mais novo do que eles imaginavam, e chamou a atenção da fã Darcy, com quem ele viria a se casar.
Foi somente em 1963 que ele ingressou na televisão, estreando na TV Excelsior, onde reencontrou Moacyr Franco, antigo colega da rádio de Ribeirão.
Rogério Cardoso e Armando Bogus, na TV Excelsior
Na Excelsior, Rogério atuou na novela Mãe (1964), ao lado de Lolita Rodrigues e Tarcísio Meira, as destacou-se nos programas humorísticos, como A Cidade Se Diverte, Times Square e principalmente o Moacyr Franco Show.
Mas a fama só chegou quando Rogério Cardoso protagonizou um comercial do carro Variant, em 1969. A publicidade fez muito sucesso, e tornou seu nome conhecido em todo o Brasil.

O sucesso do comercial valeu ao ator um convite para ir para a TV Record, onde participou de programas como Cara ou Coroa e A Praça da Alegria, com Manoel de Nóbrega, onde interpretava um mendigo intrometido.
Rogério Cardoso e Manoel de Nóbrega, na Praça da Alegria

A carreira de compositor

Pouca gente sabe, mas Rogério Cardoso também foi compositor de alguns sucessos, entre eles da canção Pequeno Mundo, versão brasileira de Its a Small World, sucesso dos parques de Walt Disney, que foi gravada por aqui por diversos artistas, incluindo Moacyr Franco, o maior interprete de suas canções.

Artistas como Luciene Franco, Roberto Amaral, Duo Guarujá, Guto Franco e Silvio Santos também gravaram composições suas.

Em 1979 Rogério foi para a TV Globo, onde trabalhou no programa Os Trapalhões. Depois, fez uma breve passagem pelo SBT, atuando no humorístico Reapertura (1981) e retornou a Globo, onde participou de produções como Viva o Gordo, Chico Anysio Show e Estados Unidos de Chico City. Também atuou na minissérie Hilda Furacão (1998) e novelas A Gata Comeu (1985), Mico Preto (1990) e Explode Coração (1995), fazendo muito sucesso no papel de Salgadinho.

Rogério Cardoso e Regina Dourado em Explode Coração
Rogério Cardoso e Eva Todor em Hilda Furacão
Mas um dos seus maiores sucessos na emissora foi como o personagem Rolando Lero (do famoso bordão “Captei Vossa Mensagem Amado Guru!”) na Escolinha do Professor Raimundo, comandada por Chico Anysio.
Rogério Cardoso como Rolando Lero
E apesar de uma longa carreira no teatro e televisão, o ator só faria sua estreia no cinema na década de 90, em Il Barbiere di Rio (1996), um filme italiano, rodado no Brasil. Seu maior sucesso no cinema foi como o Padre João em O Auto da Compadecida (2000). Também atuou nos filmes Boleiros – Era Uma Vez o Futebol (1998), Amor & Cia (1998), Bossa Nova (2000), O Circo das Qualidades Humanas (2000), Samba Canção (2003) e Cristina Quer Casar (2003).
Lima Duarte e Rogério Cardoso em O Auto da Compadecida
Em 1999, ao lado de Nair Bello, Rógerio Cardoso começou a interpretar o personagem Epitáfio, o marido de Dona Santinha, no programa Zorra Total e em 2001, começou a interpretar o Seu Floriano (Seu Flor), no seriado A Grande Família, remake de um antigo sucesso da década de 70. Foi seu último trabalho como ator.
Em 24 de julho de 2003, o ator sofreu um infator fulminante em sua residência, no Rio de Janeiro. Rogério cardoso faleceu aos 66 anos de idade.
Rogério Cardoso e o elenco de A Grande Família
 
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
 

8 thoughts on “Relembrando o comediante Rogério Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *