são as estrelas de cinema que abandonaram a carreira no auge. Talvez o
caso mais famoso seja o de Greta Garbo, que deixou o cinema na década de
30, após proferir a icônica frase “eu quero ficar sozinha!” (I want to
be alone!). Kim Novak, uma das recordistas de bilheteria do final da
década de 50, foi outra dessas estrelas.
verdadeiro nome de Kim Novak é Marilyn Pauline Novak, e ela nasceu em
13 de fevereiro de 1933. Filha de emigrantes tchecos, ela começou a
carreira como modelo para uma marca de refrigeradores.
1953, aos 20 anos de idade, ela estreou no cinema fazendo figuração em
Um Romance em Paris (The French Line, 1953), uma produção da RKO. No
mesmo ano, fez uma das garotas do harém em O Filho de Sinbad (Son of
Sinbad, 1955), que embora rodado em 1953, só foi lançado em 1955.
pouco aproveitada, um produtor da Columbia Pictures a viu, e lhe
ofereceu um bom contrato com o estúdio. Harry Cohn, o todo poderoso do
estúdio, queria fazer dela a substituta de Rita Hayworth, sua maior
estrela na década de 40, agora em decadência. Cohn também queria fazer
de Novak uma rival de Marylin Monroe, a loira platinada da Fox. Ele
sugeriu que ela usasse seu nome de batismo, Marilyn, mas ela se recusou,
para evitar comparações com Monroe. O produtor também não gostava do
nome Novak, de origem tcheca, e sugeriu que ela mudasse seu nome para
Kit Marlowe, mas ela se recusou.
Novak também fez sucesso em O Homem do Braço de Ouro (The Man With the Golden Arm, 1955), ao lado de Frank Sinatra, com quem ela namorou na época. Mas o estrelato veio como Madge Owens, em Férias de Amor (picnic, 1956). O diretor Joshua Logan queria que ela pintasse os cabelos de ruivo para o papel, mas por fim os estúdios optaram por usar uma peruca.
O filme fez um grande sucesso de bilheteria, e deu a Novak um Globo de Ouro de Atriz Mais Promissora. Ela também foi indicada como melhor atriz estrangeira ao Bafta (prêmio do cinema inglês), mas não levou.
Em seu filme seguinte, Melodia Imortal (The Eddy Duchin Story, 1956), ela contracenou com Tyrone Power. Os dois não se deram bem durante as filmagens, e brigavam constantemente. Novak quase desistiu do projeto. Mas como a atriz terminou o trabalho, a Columbia deixou que ela escolhesse seu próximo roteiro.
Novak então escolheu interpretar a antiga estrela do cinema mudo Jeanne Eagels, em Lágrimas do Triúnfo (Jeanne Eagels, 1957). Jeanne Eagles faleceu em 1929, com apenas 39 anos de idade, e foi a primeira atriz a ser indicada a um Oscar póstumo. (leia sobre ela aqui). Co-estrelado por Jeff Chandler, o filme fez um enorme sucesso, mas a família da atriz acabou processando o estúdio por difamação.
Em 1957 ela voltou a contracenar com Frank Sinatra em Meus Dois Carinhos (Pal Joey, 1957), ao lado da antiga estrela da Columbia Rita Hayworth. E no ano seguinte, faria seu filme mais famoso, Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock.
Quem estrelaria o filme seria a atriz Vera Miles, a então atriz fetiche do diretor, mas Vera estava grávida e teve que deixar o complexo papel de Judy Barton (uma mulher que sofre de dupla personalidade). Hitchcok então procurou Cohn, e pediu Novak emprestada para sua produção. Novak adorou o roteiro, e aceitou o convite, mas durante as filmagens chegou a fazer greve exigindo um aumento de salário. Ela agora era uma estrela das maiores bilheterias do estúdio, mas ainda recebia o mesmo salário de inciante, quando foi contratada.
Um Corpo Que Cai foi um fracasso de bilheteria, e recebeu críticas negativas na época. Porém, ao longo dos anos, passou a ser considerado um dos melhores filmes da história do cinema.
De volta a Columbia, ela estrelou Sortilégio do Amor (Bell, Book and Candle, 1958), onde interpretava uma feiticeira. O filme, que também fez sucesso de bilheteria, era dirigido por Richard Quine, que era seu noivo na época. Ela e Quine ainda trabalharia juntos em O Nono Mandamento (Strangers When We Meet, 1960) e Aconteceu num Apartamento (The Notorious Landlady, 1962).
Para o filme Aconteceu num Apartamento, o estúdio construiu uma casa de verdade, que ao término das filmagens seria dada de presente de casamento ao casal. Porém, Novak terminou o noivado, e acabou comprando a casa na praia que ganharia de presente. A residência, em Big Sur, passou a ser refúgio longe de Hollywood.
Kim Novak então deixou a Columbia, passando a atuar como freelancer. Mas fez mas escolhas, e seus filmes seguintes não obtiveram sucesso, com excessão de Beija-Me, Idiota (Kiss me Stupid, 1964), de Billy Wilder. Apesar de bem recebido, o filme teve fraco desempenho em bilheteria, pois foi censurado pela Legião da Decência.
Kim Novak também foi buscar novas chances na Europa, filmando Servidão Humana (Human Somage, 1964) na Irlanda e As Aventuras Escandalosas de Uma Ruiva (The Amorous Adventures, de Moll Flanders, 1965), na Inglaterra. Durante as filmagens ela conheceu o ator britânico Richard Johnson, com quem se casou em 1965. E apesar do casamento ter durado menos de um ano, eles permaneceram amigos por toda a vida.
Ela atuou muito pouco na década de 70, aparecendo mais em filmes feitos para a televisão, que ela achava menos exaustivo. Novak só aceitou voltar ao cinema em filmes que realmente lhe interessassem, como Apenas um Gigolô (Schöner Gigolo, armer Gigolo, 1979), ao lado de David Bowie e da veterana Marlene Dietrich.
Liebestraum – Atração Proibida (Liebestraum, 1991). Novak havia se encantado com o papel de uma escritora com uma doença terminal, mas ela e o diretor Mike Figgis brigaram durante toda a duração das filmagens. Figgis considerou que ela não era boa suficiente para a personagem, e contratou outra atriz para fazer as cenas de flashback. Kim Novak chegou a declarar que o diretor a maltratava e a manipulava, e que nem Alfred Hitchocock havia a tratado assim, e que se sentiu nos tempos de Harry Cohn.
Desde 1997 ela vive em um rancho no Oregon, onde cria lhamas. Mas em 2000, um incêndio destruiu completamente a sua residência, queimando inclusive o único rascunho de sua autobiografia, que ela escrevia há dez anos. Novak ainda vive no seu rancho, reclusa, escrevendo poesias e pintando quadros, muitos deles doados para leilões de caridade.
Pintura de Kim Novak
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