Morre a atriz Eudósia Acuña

Cinema Brasileiro Obituário
Eudósia Acuña Quintério nasceu em 10 de janeiro de 1944, na cidade do Rio de Janeiro. Eudósia Acuña trabalhava como professora primária ao mesmo tempo que conciliava o seu tempo atuando em um grupo de teatro amador, que lhe valeu o ingresso no Conservatório Nacional de Teatro.
Começou a trabalhar profissionalmente como atriz, nos palcos, rádio e em dublagens, até ser contratada pela TV Tupi do Rio de Janeiro. Na Tupi, estreou na novela Super Plá (1969), e atuou em novelas como Sangue do Meu Sangue (1969), Ídolo de Pano (1974), O Velho, O Menino e o Burro (1975), A Viagem (1975), O Profeta (1977) e muitas outras.
Yara Lins com Laura Cardoso, Glauce Graieb, Carmem Silva
e Eudosia Acuña em Ídolo de Pano
Com Eva Wilma em A Viagem
Atuou ainda em Música ao Longe (1982) na TV Cultura e Fernando da Gata (1983) na TV Globo. Em 2007, após muitos anos afastada da televisão, atuou em Maria Esperança (2007), no SBT.
No cinema, estreou em Cléo e Daniel (1970), e atou nos seguintes filmes: Quando Elas Querem… E Eles Não (1975), Passaporte para o Inferno (1976), Presídio de Mulheres Violentadas (1977), Belas e Corrompidas (1977), As Trapalhadas de Dom Quixote e Sancho Pança (1977) e O Gênio do Sexo (1978).
Formada bacharel em canto e fonoaudiologia, era diretora, escritora, mestre e doutora formada pela ECA-USP, onde lecionou Estética da Voz, no departamento de artes cênicas. Também publicou diversos livros sobre técnicas vocais.

Eudósia Acuña faleceu vítima de câncer, aos 74 anos de idade. A atriz morreu em 03 de abril de 2018, mas sua morte só foi divulgada no final de junho do mesmo ano.

Leia também: Morre a atriz Cacilda Lanuza
Leia também: Morreu o ator Fábio Tomasini, aos 68 anos
Leia também: Morreu a atriz Cidinha Milan

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 thoughts on “Morre a atriz Eudósia Acuña

  1. FUI ALUNA DA PROFESSORA EUDOSIA NA ECA-USP, EXCELENTE COMO PROFENSORA E UM SER HUMANO SINGULAR. DESCANSE NA PAZ DE DEUS ,MESTRA ! MUITAS SAUDADES !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *